Monday, August 25, 2008

Diário de notícias 25 de Agosto 2008
Casos do dia

Cães enforcados em galinheiro
Data: 25-08-2008

Dois cães foram enforcados na passada terça-feira tendo a "cena macabra" sido testemunhada pela própria dona dos animais.Maria da Luz contou que a casa onde reside, no Caminho das Voltas, está em obras e na passada terça-feira quando acordou não viu os dois animais na sua residência.Decidiu procurá-los. "Acabei por encontrá-los numa cena macabra. Tinham sido enforcados", contou não deixando de se mostrar horrorizada com o que assistiu. Maria da Luz adiantou também que um indivíduo, conhecido na zona por praticar actos de malvadez a animais (envenenamentos e agressões à paulada), não terá gostado que os cães fossem atacar as galinhas. E para mostrar reprovação pelo acto "deixou-os pendurados por um gancho" no interior do galinheiro, adiantou. A queixosa disse ainda que o alegado agressor é reformado da PSP e sempre que tem animais doentes "como não tem paciência para cuidar" abandona-os junto a um tanque também situado no Caminho das Voltas.A senhora ainda pensou registar o momento através da câmara do telemóvel, para que servisse de prova, mas no momento ficou em estado de choque que não conseguiu ter forças para registar a cena.Maria da Luz vai apresentar queixa hoje na Sociedade Protectora de Animais Domésticos (SPAD) através do preenchimento de um formulário de denúncia e maus tratos em animais.Depois a SPAD encaminhará a queixa às autoridades competentes para que sejam tomadas as medidas adequadas.A se confirmar a autoria da agressão aos animais o indivíduo incorre no pagamento de uma contra-ordenação que está regulamentada na Lei.
F. G.

Prometo-vos que a SPAD irá actuar!
Apelo a que muitos tenham a coragem da Srª Maria da Luz e que denunciem todas estas BESTAS!
Natália Vieira

4 comments:

Unknown said...

Natália,

Faço votos para que a Spad efectivamente aja em conformidade pois a "pessoa" em causa foi identificada.
Se os envenenamentos eram já alvo da minha revolta, esta notícia então...nem há palavras realmente pois como disse no meu blog, não tenho uma natureza violenta mas a minha vontade ao ler a notícia era punir este crime de forma idêntica.

Natália Vieira said...

Xana, tens uma carta no teu blog sobre esta denúncia, onde a conseguiste?
Concordo contigo, pois se estivesse frente a frente com esse individuo nem sem o que lhe faria.

LadyNurse said...

Olá.
Eu destesto qualquer pessoa que faça mal aos animais.
Infelzimente também tenho uma história muito triste para contar...
Hoje por volta das 7:30h da manhã ouvi a minha mãe dizer que não encontrava o Benji, o meu cão. Estranhei tal comportamento porque logo que o Benji percebia que a minha mãe abria a porta de casa entrava dentro de cada e ia acabar de dormir a soneca em cima do tapete do corredor, levantei-me rapidamente e fui a procura dele a essa hora. Reparei que não estava em casa, nem nos terrenos a volta de casa e fui até a estrada, chamei por ele mas ele nunca respondia, de repente vi uma bola de pelo branco na estrada e percebi logo que era o meu cão.
Corri para ele aguarrei-o e trouxe-o para casa. Começei logo a chorar porque perecebi logo o que lhe tinha acontecido: foi atropelado. Embrulhei-o num cobertor, limpei o sangue e dei-tei betadine numa ferida que tinha na cabeça, limpei-lhe a boca que estava cheia de secreções, dei-lhe um bocado de leite e esperei que o meu namorado viesse ter comigo para o levarmos ao SPAD.
Quando cheguei ao SAPD, ele foi muito bem atendido e eu soube que para além de atropelado foi envenenado. :(
Neste momento o Benji está lá a lutar pela vida e eu estou em casa desesperada e não consigo parar de pensar nele.
Tenho saudades dele, já não tenho companhia quando estudo, nem tenho quem entre de manha pelo meu quarto e tente acordar-me para lhe dar de comer.
Estou revoltada com a pessoa que fez isso ao meu cão, ele não merecia tal sofrimento. E o que mas me deixa triste é saber que, até ao momento de encontra-lo e de leva-lo para o SPAD ele sofreu bastante. Cuitado, não merecia tal coisa.
Mas ao mesmo tempo sinto um pouco de culpa porque o portão cá de casa devia tar fechado para ele não ir para a estrada. Mas esta noite o portão ficou aberto e ele foi para a estrada.... :( e aconteceu o pior. :(
Agora só peço a deus que ele fique bem porque adoro-o e, para mim, ele faz parte da minha família. :(
Desculpem o meu desabafo...

Catarina said...

Olá..eu chamo-me Catarina e sou uma pessoa k ama imenso os animais e sou capaz de tudo por eles...sei k mts na madeira não respeitam mts animais por isso é k o spad está super lotado, madeira tem falta de sensibilização.
Os meus ojectivos futuros é salvar a vida animal (veternaria) e lutar pelos seus direitos.
tenho 3 gatos, 1 adotado e o seu filho (mimi e anki), 1 cao (lily) e 5 passarinhos e 1 papagaio (mikas)....nao posso ter mais pok ainda nao sou independente....futuramente tentarei ajudalos, enquanto nao la chegar (tnh 17 anos kase 18) vou iniciar o meu voluntário e ajudar o maximo k poder....farei td o k estiver ao meu alcançe...e vou continuar a levar raçao para ajudar o spad. e kntinuar sem dúvida a vacinaçao nos meus animais.

porfavor ajudem os animais k eles merecem.