Saturday, August 30, 2008
Precisamos de Voluntários!!!!
Solicitamos, a todos os interessados, que se inscrevam nesta Associação, a partir de Segunda Feira, 01 de Setembro de 2008, através do número de telefone 291 220852, pedindo para contactar o Pedro Teixeira, ou através do e-mail: spadfnc@gmail.com
Temos preferência por pessoas que compreendam a causa defendida pela SPAD e que têm uma grande vontade de lutar e vencer, todos os obstáculos que esta Associação, tem que ultrapassar diariamente.
Com esta lista, temos como objectivo evitar situações de escassez de voluntários no futuro e “libertar” um pouco os poucos voluntários que temos tido a nos apoiar e que, por motivos pessoais, nem sempre têm disponibilidade.
Ficamos a aguardar. Acreditamos que ainda poderemos ser muitos…
Obrigada e um bem-haja a todos os que nos ajudem!
Natália Vieira
Friday, August 29, 2008
Campanha SPAD no Hiper SÁ São Martinho
Agradecemos ao Hiper Sá, a amabilidade para com a SPAD e a todos os que poderão vir a contribuir para com esta Associação.
Obrigada e um bem haja!
Monday, August 25, 2008
Casos do dia
Cães enforcados em galinheiro
Data: 25-08-2008
Dois cães foram enforcados na passada terça-feira tendo a "cena macabra" sido testemunhada pela própria dona dos animais.Maria da Luz contou que a casa onde reside, no Caminho das Voltas, está em obras e na passada terça-feira quando acordou não viu os dois animais na sua residência.Decidiu procurá-los. "Acabei por encontrá-los numa cena macabra. Tinham sido enforcados", contou não deixando de se mostrar horrorizada com o que assistiu. Maria da Luz adiantou também que um indivíduo, conhecido na zona por praticar actos de malvadez a animais (envenenamentos e agressões à paulada), não terá gostado que os cães fossem atacar as galinhas. E para mostrar reprovação pelo acto "deixou-os pendurados por um gancho" no interior do galinheiro, adiantou. A queixosa disse ainda que o alegado agressor é reformado da PSP e sempre que tem animais doentes "como não tem paciência para cuidar" abandona-os junto a um tanque também situado no Caminho das Voltas.A senhora ainda pensou registar o momento através da câmara do telemóvel, para que servisse de prova, mas no momento ficou em estado de choque que não conseguiu ter forças para registar a cena.Maria da Luz vai apresentar queixa hoje na Sociedade Protectora de Animais Domésticos (SPAD) através do preenchimento de um formulário de denúncia e maus tratos em animais.Depois a SPAD encaminhará a queixa às autoridades competentes para que sejam tomadas as medidas adequadas.A se confirmar a autoria da agressão aos animais o indivíduo incorre no pagamento de uma contra-ordenação que está regulamentada na Lei.
F. G.
Prometo-vos que a SPAD irá actuar!
Apelo a que muitos tenham a coragem da Srª Maria da Luz e que denunciem todas estas BESTAS!
Natália Vieira
Thursday, August 21, 2008
A SPAD vai estar presente no recinto das Mostra Canina "Funchal 500 Anos"
A SPAD vai estar presente no recinto das Mostra Canina "Funchal 500 Anos"
Desde 1999 que José Carlos Gomes organiza Mostras Caninas, a partir da I Mostra Canina Cidade de Machico. Desde essa altura que sempre convidou a SPAD a estar presente nas sua organizações para que esta Associação efectuasse acções de sensibilização e divulgação.
Depois de quatro Mostras em Machico, passou a efectuá-las na Cidade do Funchal e este ano, com uma edição especial, para comemorar o aniversário desta nossa Cidade, vai organizar no próximo dia 6 de Setembro nos Jardins do Lido, a partir das 14.30H, a Mostra Canina "Funchal 500 Anos".
Uma vez mais, convidou a SPAD a estar presente junto ao recinto da Mostra numa acção de divulgação e angariação de fundos para esta Instituição.
José Carlos Gomes, agora também Membro da Direcção da SPAD, enviou-nos oprograma da Mostra Canina para o divulgar-mos, aproveitando para convidar todos os amigos dos animais, e não só, a estarem presentes e a visitar a "tenda" da SPAD no recinto,dando-nos o seu contributo na divulgação da nossa causa.
Ajude-nos a ajudá-los porque existimos para os animais!
PROGRAMA
Dia 14 de Agosto
14.30 horas - Início das Inscrições nos seguintes locais:
S. P. A. D. (Sociedade Protectora dos Animais Domésticos)
Rua do Matadouro, 10 A
VETFUNCHAL
Calçada da Cabouqueira, 61
Dia 03 de Setembro
20.00 horas - Encerramento das Inscrições.
Dia 06 de Setembro
14.30 horas - Recinto da Mostra ( Jardins do Lido )
Abertura do Secretariado junto á mesa do Júri e
aceitação de inscrições de última hora até ás 15.00 horas.
15.00 horas - Demonstração da Brigada Cinotécnica da G. N. R. / Madeira
15.30 horas - Chamada dos Concorrentes.
Início do desfile e apreciação pelo Juiz.
17.30 horas - Demonstração de Obediência Canina do
"DOGGY CLUB" Centro de Treino para Cães de
PEDRO ARAÚJO - Campeão de Portugal da modalidade.
18.15 horas - B.I.S. ( Best in Show)
Atribuição de Prémios e consagração dos vencedores.
Final da Mostra Canina " FUNCHAL 500 ANOS "
-------------------------------------------------
NOTA: São admitidos todos os canídeos de Raça Pura ou Sem Raça Definida (S.R.D )
dos 4 meses aos 10 anos de idade desde que sejam portadores de Boletim de Vacinas
em dia a comprovar no acto da inscrição.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Atribuição de Prémios:
Prémio de Presença a todos os Concorrentes.
Ao Melhor Exemplar de cada Grupo, para cães de raça pura.
Aos 5 Melhores Exemplares da Mostra, para cães de raça pura.
Aos 3 Melhores Exemplares da Mostra para Cães Sem Raça Definida ( S.R.D. )
Ao Melhor Exemplar Cachorro ( até aos 6 meses )
Ao Melhor Exemplar Jovem ( dos 7 aos 15 meses )
Ao Melhor Exemplar Veterano ( a partir dos 8 anos )
Certificado de Presença a todos os participantes ( a entregar posteriormente )
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Presidente da Mesa e Júri da Mostra: Luis Catalan - vice presidente do Clube Português de Canicultura
Veterinário Oficial da Mostra: Clínica Veterinária da S.P.A.D.
Promotores : Câmara Municipal do Funchal e Empresa Frente Mar Funchal
Apoios : Clube Português de Canicultura, J. Faria & Filhos, Lda. e Mamepe, Lda.
Organização : José Carlos Gomes
Wednesday, August 20, 2008
Mais de 2.000 animais abandonados
Do dia 1 de Agosto até às 13 horas de ontem, a SPAD já tinha recebido162 animais
Até ao princípio da tarde de ontem, a marca do total de animais abandonados em 2007 já estava quase a ser ultrapassada.Segundo as contas feitas pela SPAD (Sociedade Protectora dos Animais Domésticos), no ano passado chegaram à instituição 2.381 cães e gatos. Entre o dia 1 de Janeiro deste ano e até às 13 horas de ontem, a SPAD já tinha recebido 2.007 animais. "E ainda nem terminámos o mês de Agosto", diz Micaela Rebelo Quintal, vice-presidente da instituição. Segundo explicou ao DIÁRIO, neste ano o número de abandonos tem aumentado exponencialmente. E acrescenta: se em Julho de 2007 a SPAD recebeu um total de 120 animais, em Julho deste ano o número de abandonos atingiu os 335. Em Agosto do ano passado, foram 208 os cães e gatos recebidos pela SPAD. Entre o dia 1 de Agosto e as 13 horas de ontem, o número de abandonos já atingia os 162. "E hoje [ontem] à tarde já entraram mais animais", refere. Cães, gatos, animais de raça e algumas ninhadas continuam a chegar à SPAD todos os dias. Micaela Rebelo Quintal apela para que as pessoas só tenham animais quando realmente tiverem condições para os ter. "Ter um animal não pode ser uma decisão tomada só para uma fase, um mês ou um ano", sublinha. Além disso, a vice-presidente da SPAD apela a que os detentores de animais "sejam mais responsáveis", e exemplifica: "Não façam reprodução de forma leviana, nem deixem os animais na via pública sem acompanhamento".As pessoas que têm animais devem-se convencer que é melhor esterilizá-los, refere. "Se não têm os animais esterilizados (no caso das fêmeas) ou castrados (no caso dos machos), não devem deixá-los sair à rua sem serem acompanhados", diz a responsável. Além de um animal sozinho na via pública ser logo considerado vadio ou errante, se não estiver esterilizado corre sempre o risco de ficar prenhe de um animal vadio ou então de emprenhar um cão ou gato errante. "Muitas das cadelas vadias que nos chegam ficam prenhes de outros cães vadios, mas também de cães com dono", sublinha. Se os detentores dos animais não tiverem possibilidades económicas para os esterilizar devem pedir ajuda ou à SPAD ou a algumas clínicas veterinárias que por vezes desenvolvem campanhas gratuitas. A preocupação actual é de que se as pessoas continuarem a abandonar animais ao ritmo que o têm feito até à data, Micaela Rebelo Quintal não tem dúvidas de que 2008 será um ano negro. "Assim não vamos a lado nenhum", desabafa. Resta que tenham mais consciência e que tentem travar os abandonos nos meses que faltam para terminar o ano.
Ana Luísa Correia
Sunday, August 3, 2008
Mensagem da nossa amiga Doris!
- Olá!
A nossa amiga Doris enviou-me um mail e pediu-me que esse mail, chegasse ao conhecimento de todos, através do nosso blog.
Ok Doris, aqui está.
As tuas mensagens serão sempre bem vindas e apreciadas, assim como as de todos os que quiserem participar neste espaço.
Obrigada
Natália Vieira
Olá a todos!
Desculpem o meu Português.
Eu fiz um pequeno cálculo que dá prova dum grande problema na Madeira: a reprodução não controlada dos animais de estimação, que também está na origem do abandono.
Imagine que existem 1.000 cadelas e 1.000 cães e que, no segundo ano nascerem 3 cachorros por cada cadela. Imagine também que só um dos cachorros seja uma fêmea e dois sejam machos.
No segundo ano dá 2.000 fêmeas e 3.000 machos. Cada uma das 2.000 fêmeas dá à luz 3 cachorros no terceiro ano, 1 fêmea e 2 machos: dá 4.000 fêmeas e 7.000 machos no terceiro ano, etc. Ao fim de 8 anos serão 128.000 fêmeas e 255.000 machos, 383.000 cães em tudo.
Ano---Fêmea------Macho-----Cachorros
1 ------1.000 ------1.000 ------
2 ------2.000------3.000------- 3.000
3------ 4.000------7.000--------6.000
4------ 8.000-----15.000------ 12.000
5----- 16.000---- 31.000------ 24.000
6----- 32.000---- 63.000------ 48.000
7------64.000-- 127.000-------96.000
8---- 128.000-- 255.000----- 192.000
8---- anos = 383.000 Cães
A população da Madeira é de cerca de 260.000 e não cada pessoa pode cuidar de um animal. Claro, há pessoas com mais que um cão, mas a maioria das cadelas têm mais que 3 cachorros por ano e provavelmente mais que uma fêmea por ano também. Uns cães morrem, mas um cão bem-cuidado vive por mais que 8 anos. Uma gata e seus descendentes podem gerar 28 novos gatinhos em menos de 1 ano, e a cadela, ao redor de 24 filhotes no mesmo período.
Para terminar a crueldade do abandono, é preciso de impedir a procriação excessiva. A esterilização é a solução mais eficiente, é um ato de amor e respeito à vida.
A luta contra o abandono começa em sua casa: salve vidas esterilizando o seu animal de estimação!
Doris Mitchel
from England