Monday, July 28, 2008

A história de ZARA



Esta é a história da Zara, que, ao parece, irá ter um final feliz.
Zara foi recolhida pela nossa amiga Thelma, abandonada e cega.
Foi levada para a Alemanha, operada de um olho e está à espera da operação do outro.
Já vê de um olho e agora aguarda, na Alemanha, por um novo dono.
Aqui na Madeira, ainda não fazem operações a cataratas aos animais e se o fazem não é para o bolso de todos.
Pelo menos lá, Zara poderá ser Feliz.
Beijinhos Zara,
Obrigada Thelma e obrigada Doris do fundo do meu coração.

Natália Vieira


"Olá todos,

I thought you might like to see these two pictures. It is a little dog, which Thelma found walking in the middle of the road at Cabo Girão. She took it home and found that the dog was completely blind and very, very thirsty.

It is now in Germany, had a nice haircut for summer and is waiting for a good home. Her left eye has been operated and she can see again. Apparently she stops everywhere and looks at things. Her right eye can also be operated but it is very expensive.

Regards from England,
Doris"



Zara a ver novamente!!!

Oliveirinha in Germany



Estas fotos foram enviadas pela nossa amiga Doris que está na Inglaterra.
Beijinhos Doris e obrigada!


"Olá Natália,

I am attaching 3 photographs of "Oliveirinha"from SPAD. Thelma collected her from SPAD and photographed her in her garden on 5 June 08.

She now has a new owner in Germany who calls her "Olivia".

Rain, rain and more rain here in England.

Regards to everybody,

Doris"

Sunday, July 27, 2008

ABANDONO
Se algum motivo insuperável o obrigar a separar-se do seu amigo, procure-lhe um dono que o trate bem.- Só o coloque num canil albergue em último recurso, mas antes certifique-se de que vai ser bem tratado, e visite-o sempre que possa- Não o esqueça! Acredite que ele nunca se esquecerá de si.NUNCA ABANDONE O SEU ANIMAL!Em Portugal mais de 10.000 animais são abandonados anualmente. Muitos encontram a morte nos canis camarários e outros acabam por morrer à fome ou nas estradas, enquanto vagueiam pelas ruas em busca de alimentos e de abrigo. Quando abandonados, os animais sofrem todo o género de maus tratos ficando igualmente sujeitos a contrair doenças. Para além do sofrimento infligido ao animal, o abandono é, portanto um risco para a saúde pública.Nestes casos, os mais afortunados, que são poucos, são adoptados por uma ou outra pessoa mais sensível.As associações zoófilas, que recolhem animais, já há muito que ultrapassaram a capacidade de alojamento para o qual estão preparadas. Isto reflecte-se no mau tratamento dispensado aos animais.VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR ESTA SITUAÇÃO: Os animais são seres vivos, sensíveis e sofrentes, não são BRINQUEDOS.Um animal deve ser desejado pelo dono e bem aceite pelos restantes membros da família. Por isso, a compra ou a adopção de um animal deve ser muito ponderada e estar de acordo com a sensibilidade e disponibilidade do novo dono.Um animal de companhia precisa, não só de alimentação adequada e água fresca, mas ainda de uma série de outros requisitos que não devem ser ignorados, tais como alojamento adequado e espaço para se movimentar, acompanhamento veterinário, e atenção, entre outros. Assim, oferecer animais às crianças, só para lhes satisfazer os desejos é uma atitude incorrecta. Um animal deve fazer parte da família, ser desejado e estimado até à sua morte natural.Colocar um animal num canil albergue deve ser o último dos recursos, pois ele nunca serás feliz sem o dono.
Seja tão leal com o seu animal como ele o é para consigo!
ADOPTAR UM ANIMAL
A adopção de um animal deve sobretudo ser resultado de uma reflexão consciente sobre a capacidade real de cada um em suprimir as necessidades primárias que um animal carece. Assim, não deve nunca adoptar um animal por impulso simplesmente para satisfazer um desejo primário ou inconsciente, mas sim pelo facto de reunir as condições mínimas essenciais ao Bem-Estar do animal e a vontade unânime de acolher um ser vivo proporcionando-lhe um estilo de vida próprio e ajustado aos seus instintos mais primitivos. Por outro lado, a adopção de um animal por vaidade (ou porque uma determinada raça está mais na moda ou até porque o vizinho possui um Rotweiller e não quer ficar em desvantagem) é completamente errada.
O que significa adoptar um animal?
Adoptar um animal significa, em primeiro lugar e reiterando, adoptar uma responsabilidade para com um ser vivo que necessita de cuidados básicos essenciais à sua sobrevivência. Antes de tomar uma decisão, reflicta se:
· Possui instalações adequadas à permanência de um animal;· Possui estabilidade financeira para providenciar ao animal cuidados médicos e alimentação;· Possui tempo para prestar os cuidados mínimos de afecto e exercício físico ao animal;· Possui a noção exacta que um animal irá crescer e que, passado algum tempo, assumirá um estado de adulto, alterando assim o seu comportamento.
Adoptar um animal - Atitude consciente
A Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (L.P.D.A.) desencoraja a posse de animais de companhia por aqueles que não possuem as instalações, tempo, meios financeiros ou nível de interesse necessários para assegurar um padrão de cuidados satisfatórios e um compromisso a longo prazo para com o animal.As características de algumas casas são inadequadas para a manutenção de determinados animais e certas circunstâncias pessoais podem fazer com que seja difícil, se não impossível, a obtenção de condições apropriadas. Uma posse responsável deve incluir a provisão de cuidados básicos essenciais à sobrevivência do animal, identificação permanente e a aplicação de um programa de vacinas.
Reflectir…ponderar…decidir
Reflectir…
- Possuo as instalações adequadas à permanência de um animal?- Possuo o tempo necessário à manutenção do animal?- Possuo meios financeiros favoráveis à provisão de alimentação e cuidados veterinários ao animal?- Possuo o nível de interesse necessário para assegurar um compromisso a longo prazo para com o animal?
Ponderar… Adoptar um animal versus adoptar um problema
- O seu filho quer muito um animal. Você nem está muito interessado. Mas quer evitar uma birra. O que fazer? Prefere agir inconscientemente, adoptando-o ou prefere a ocasião para ensinar à sua criança o que é realmente adoptar um animal?- Aquele animal é muito engraçado, os seus olhos são irresistíveis. É uma pessoa sensível. Mas certas circunstâncias pessoais não lhe permitem assegurar um padrão de cuidados básicos à sobrevivência do animal. Prefere arriscar sabendo que esse animal será sempre carenciado ou prefere que seja adoptado por uma pessoa que possua o perfil ideal de um dono responsável?- Aquele gato é o ideal para oferecer ao seu amigo. Seria uma surpresa. No entanto não faz a mínima ideia se ele possui as condições mínimas à manutenção do animal. Prefere arriscar sabendo que o animal pode ir parar ao meio da rua ou prefere falar primeiro com o seu amigo adoptando ele o animal?- Um cão muito pequeno desperta-lhe a atenção. Todo preto de olhos verdes. Não resiste em levá-lo consigo. Sabe no entanto que vai de férias no mês que vem. Prefere adoptar o animal sabendo que provavelmente não poderá levá-lo consigo ou adiar a decisão de o adoptar depois das férias?- O animal perfeito… lindo, amoroso, pequeno, ideal para dentro de casa. Passado alguns meses ele ficou enorme, e então chega à conclusão que não o pode ter em casa. O que vai fazer agora?
Decidir…
A lição mais importante, e sumarizando tudo aquilo que foi dito até agora, reside na assimilação de uma mensagem objectiva e concisa: "Adopte o animal que faz falta à sua vida ou não adopte animal nenhum". Convido-o a reflectir a mensagem que cada uma das páginas seguintes lhe transmitirá e, depois, tomar a decisão certa. Vai ver que não custa reflectir um pouco sobre nós próprios…
Se a sua decisão foi…
… não adoptar um animal
Paciência. Pelo menos uma certeza tem, tomou a decisão certa, reflectiu sobre a sua capacidade de providenciar os cuidados básicos essenciais à vida de um animal e reconheceu o que um animal necessita na realidade para que o seu bem-estar esteja permanentemente assegurado, ou seja, tudo aquilo que actualmente não lhe poderá dar. Foi simplesmente realista e, por conseguinte, uma pessoa responsável. Talvez mais tarde as circunstâncias sejam alteradas e aí a decisão poderá ser outra.
… adoptar um animal
Parabéns. Agora é hora de lançar os dados e iniciar este jogo em que as peças não são inanimadas, são seres vivos.

Animais para adopção

RUBEN
RASTY
QUARESMA
PITU
PADORINHA
OVELHINHA
LÚCIA
JOANA D'ARC
JALAICA
COPAS

COBY
CINDY
ANITA
ALINE
ALAN

Thursday, July 17, 2008

Mensagem da nossa amiga Doris!

"Hello all,

Here are a few photos of the cat "Isabel" in her new home in Germany and the dog "Saltita", now "Gina" with her new owners, both from SPAD.

Thelma collected Isabel in April and Saltita in early June this year. The people who adopted Saltita already have another dog, which they rescued while on holiday in mainland Portugal. Apparently Saltita - now called 'Gina' - and the other dog get on very well and are both happy.

Regards from England without rain today,"

Doris
Hello Doris! Regards from SPAD!
Saltita and Gina

Saltita and Gina

Isabel

Isabel

Gina and Saltita

Gina

OLÁ A TODOS!

Desculpem a demora na actualização de notícias mas o tempo não tem permitido.
Aqui estão, alguns dos muitos amigos para adopção.
Pedimos desculpa pelas datas de 2006 que surgem nas fotos, pois as que deveriam constar eram as de 2008. Por lapso, a data não foi actualizada antes da secção fotográfica. Uma vez mais as nossas mais sinceras desculpas.
Estão todos ansiosos por um lar, por amor e carinho.
Faça uma boa acção! Ajude-os!
Obrigada
Natália Vieira
Dick (fofo!)

O Tony (Maroto!)


A Tara (tão linda!)


Pintinhas ( blanquinho!)


A Martinha (a mostrar a lingua)

A Gilda (tão séria!)

O Eugénio (lindos olhos!)


O Escurinho (lindo!)

Dolly (muito querida e está crescendo! Ninguém te quer levar querida?)

Cif (o branco não engana!)

Cherry (dorminhoco!)

Bibá (séria!)

Bahamas (triste!)

Camila (lindos dentinhos!)
Beijinhos dos animais da SPAD!